quarta-feira, 15 de abril de 2009

A cronologia da Crise


A crise do mercado imobiliário nos Estados Unidos transformou-se numa crise financeira mundial e esta em crise econômica internacional. O primeiro mundo já entrou em estagnação e recessão. Esta cronologia dos acontecimentos, retirada do número 31, de outubro do Esquerda, de Portugal, fornece elementos para a batalha de idéias que as esquerdas devem travar.
Em Janeiro de 2001 as taxas de juros começaram a descer abruptamente: a taxa de desconto da Reserva FEDeral (FED - banco central dos Estados Unidos) chegou a 1%, quando dois anos antes era de 6,5%. A partir de 2002, os corretores da Bolsa de Nova Iorque começam a dispersar os riscos, envolvendo os fundos financeiros em operações mais complexas (como a securitização), envolvendo outro tipo de fundos (como os fundos de pensões) e abrindo caminho à futura (atual) contaminação.
Em Outubro de 2002 o preço das casas sobe muito significativamente nos Estados Unidos, devido ao crédito fácil e alta procura. O mercado imobiliário nos Estados Unidos começou a mostrar problemas a partir de 2004, com sucessivas quedas no preço dos imóveis.
Entre 2004 e 2006, a taxa de desconto da FED passou de 1% para 5,35%. Desde então, a crise foi alastrando a cada vez mais entidades financeiras, espalhou-se pelo mundo e começa a afetar a economia real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário